Novos Jornalistas: Para entender o Jornalismo hoje

 
Novos Jornalistas: Para entender o Jornalismo hoje
 

Está claro para todos que a forma de se fazer Jornalismo nos tempos atuais está sendo reinventada diariamente. O ritmo acelerado dos avanços tecnológicos só contribui para turbinar a velocidade dessas mudanças. Como se fazia Jornalismo há algumas décadas todo mundo sabe. O que será do Jornalismo amanhã é algo praticamente impossível de se prever. Porém, para entender o Jornalismo hoje, o jornalista Gilmar Renato da Silva reuniu 38 profissionais da mídia brasileira em um livro que tenta explicar.

“Em suma os artigos trabalham reflexões, noções e práticas do jornalismo surgidas com o advento da web e de novas tecnologias como as mídias móveis. O tom dos autores foge da caretice acadêmica, se assemelha a posts de blog, acentuando o tom informal, como o de um bate papo entre jornalista e leitor.”

Novos Jornalistas – Para entender o Jornalismo Hoje” é um e-book realizado de maneira colaborativa, licenciado em creative commons e disponibilizado para download gratuito.

“Em todo caso os autores afrouxam as gravatas, mas não as idéias”, explica Gilmar que é o organizador e editor do livro que foi lançado ontem.

A coletânea reúne trinta e oito textos de profissionais da mídia brasileira (jornalistas e não jornalistas), que apresentam de maneira descontraída as novas habilidades que os jornalistas modernos devem ter em decorrência das novas tecnologias advindas da internet e das mídias móveis.

Clique na capa para baixar o livro!

Eu contribuí para a obra com o texto “Jornalismo online ou agregador de conteúdo” (página 133), onde tento explicar o que é e como funciona um agregador de conteúdo. Além disso, exponho como a forma de se fazer jornalismo na internet hoje se aproxima cada vez mais do trabalho que os algoritmos computacionais vêm fazendo.

O livro é uma boa leitura para os estudantes que desejam ter contato com a prática atual da profissão, para os profissionais que já exercem e para todos aqueles que querem entender o Jornalismo atual!

Clique aqui para fazer o download do livro, ou visite o blog: http://paraentenderojornalismohoje.blogspot.com/.

Uma boa leitura a todos e não se esqueçam de comentar o que acharam!

Leia também:

 

6 Comentários para “Novos Jornalistas: Para entender o Jornalismo hoje”

  1. raissa melo diz:

    Ótima dica!
    Como estudante de jornalismo vivo em duvida a respeito da profissão, do mercado de trabalho e como funciona uma redação moderna.
    Ja estou baixando (:

  2. Ana Lívia diz:

    Que bacana esse blog. Parabéns! Já estou baixando o e-book.

  3. greyce lima diz:

    Muito obrigada ao Blog O Jornalista pela disponibilidade desse livro que é de grande importancia para nossa profissão. Ainda to lendo, a leitura é uma delicia!
    Parabéns

  4. Beatriz diz:

    Adorei o blog, ja esta add aos meus favoritos, vou cursar vestibular para jornalismo ano que vem e espero que o livro me ajude a esclarecer algumas dúvidas à respeito da profissão.
    Parabéns!

  5. William diz:

    Melhor site de apoio ao jornalista. Muito bom, baixei vários.

  6. Isabelle Figer diz:

    O jornalismo na internet esta muito forte como você já afirmou. A Escola de Toronto afirma o homem como aldeia global, uma experiencia comunicativa compartilhada por diferentes culturas, um exemplo é de como o receptor se relaciona com a TV de qualquer país.

Deixe um comentário

* Obrigatório
** Não será publicado

 
 

©2008-2010 | Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons | Alguns direitos reservados a Bruno Cardoso.
Mapa do Site | RSS | Política de Provacidade | Termos de Uso | E-mail: ojornalista@inexato.com
Powered by Wordpress | Tema desenvolvido por: inEXATO

Creative Commons License
 

Este texto foi impresso do blog oJornalista.com (http://www.ojornalista.com/).

Autor: Bruno Cardoso (bruno@inexato.com).